Você fez uma consulta de rotina com ginecologista. Durante o exame, a médica percebeu alguma coisa diferente no seu colo do útero. Ou você fez o exame dePapanicolau e o resultado não foi tão bom quanto o médico esperava. Então, a notícia: você vai precisar fazer outro exame, a colposcopia. Mais uma vez, a questão dos nomes feios da Medicina. Você já está apreensiva por estar com alguma possível doença. E ainda ouve um nome estranho. Quer saber que exame é esse, pra ficar mais tranquila?
Em resumo, a colposcopia é um exame muito semelhante ao exame ginecológico comum, porém utiliza um líquido que tinge as células do colo do útero para que possa ser melhor visualizado, e um aparelho que permite visualizar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma ampliada.
Como o exame é feito? Ele é feito no consultório médico. Você permanece deitada na mesa ginecológica, com as pernas na mesma posição do exame comum. Coloca-se o espéculo (afastador das paredes da vagina), também como no exame ginecológico comum. Aplica-se substâncias que tingem as células, para que seja possível observá-las com mais facilidade.
Pode também ser feito, durante a colposcopia, o Teste de Schiller, que nada mais é do que a aplicação da tintura de iodo para demarcar as áreas com lesão. O Teste de Schiller negativo indica que a tintura tingiu todo o colo do útero, portanto não há células alteradas. Já o resultado positivo indica que algumas células estão alteradas e sofreram lesão.
Com as células já tingidas, é utilizado o colposcópio, o aparelho que permite ampliar a imagem entre 10 e 40 vezes. Assim, é possível observar melhor a vulva, a aparência da parede interna da vagina e do colo do útero, ajudando a identificar possíveis problemas.
Através da colposcopia, é possível diagnosticar lesões por HPV (papiloma vírus humano) e realizar biópsias para analisar tumores.
Existem algumas recomendações para realizar a colposcopia:
- Levar exames anteriores
- Não ter relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame
- Não estar em período menstrual
- Não usar medicamentos locais nos cinco dias anteriores ao exame
- Não utilizar ducha vaginal interna no dia do exame
- Fazer higiene local
Uma dúvida comum é em relação à virgindade. Mulheres virgens também podem fazer o exame. O exame pode ser um pouco incômodo para todas as mulheres, principalmente no momento da biópsia, em que se sente leves picadas. Após o exame, é possível que se sinta uma ligeira cólica. Se for feito biópsia, haverá também um pequeno sangramento. Nesse caso, deve-se aguardar uma semana antes de retomar as relações sexuais, para permitir a cicatrização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário